segunda-feira, 11 de maio de 2009
DILEMAS ÉTICOS
Diga como resolveria as seguintes situações:
1. Suponha que está a trabalhar numa mina com dois ramais. Ao fundo do seu ramal estão cinco mineiros a trabalhar. No ramal que parte para o lado está um mineiro solitário. Subitamente um vagão vem descontrolado e você apercebe-se que à velocidade que ele vem ele irá embater e matar os cinco mineiros. Mas há tempo para uma acção: você pode mudar a cavilha e desviá-lo para o ramal onde só está um mineiro. O que decide você? Porquê?
2. Suponha agora que não existe qualquer cavilha, mas está um colega junto de si. Ele vê vir o vagão desgovernado. Uma alternativa será lançar o seu colega para a linha travando assim o vagão, mas matando o seu colega. Salvará no entanto os cinco mineiros do fundo do ramal. Isto é aceitável? Você faria isto?
3. Suponha ainda que está sozinho e não existe qualquer cavilha. A única opção é lançar-se você para a frente do vagão para poupar cinco pessoas, à custa da sua própria vida. Você tomaria este passo? Seria legítimo? Porquê?
Os primeiros dois dilemas éticos são propostos por James Taylor em Gary Hardcastle e George Reisch, A Filosofia Segundo os Monthy Phyton, Estrela Polar, 2008, pp. 218-219.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA ATÉ 25 DE MAIO
PRETENDE-SE QUE OS ALUNOS PARTICIPEM COM OS SEUS TRABALHOS PARA EXPOSIÇÃO E POSTERIORMENTE SEREM PREMIADOS OS 3 MELHORES. OS ALUNOS QUE NO 1º PERÍODO JÁ TINHAM ENTREGUE FOTOS VÃO A CONCURSO COM ESSAS FOTOS MAIS AS NOVAS QUE PRETENDAM ENTREGAR.
O REGULAMENTO É O SEGUINTE:
REGRAS PARA O CONCURSO DE FOTOGRAFIA
TEMA: “OS AFECTOS”
Regulamento
1ºObjectivo
2º Tema
O tema dos trabalhos concorrentes é “ OS AFECTOS”. Neste contexto, qualquer realidade demonstrativa de afectos ( ao nível do ser humano, da natureza ou animal) pode ser objecto da fotografia.
3º Admissão das Fotografias
A admissão das fotografias a este concurso depende do respeito das seguintes regras:
1-Os concorrentes deverão participar com fotografias actuais e inéditas.
2-Aceita-se qualquer tamanho para a foto.
3-Cada concorrente pode participar com 1, 2 ou 3 fotografias.
4-Todas as fotografias devem ser identificadas no verso pelo nome do autor e com um nome para a foto (significado).
4º Concorrentes
Podem concorrer todos os alunos, professores e funcionários da AESBUC excepto os elementos nomeados pelo Clube de Ética para constituírem o júri da prova.
5º PrémiosO concurso premiará os 3 concorrentes que o júri considere serem os melhores.
6ºPrazos1- A entrega dos trabalhos concorrentes terá que ser feita até ao dia 25 de Maio ao Prof. Eugénio Oliveira.
2- Os trabalhos dos concorrentes serão expostos em local próprio até final do 3º Período e serão apreciados pelo júri , devendo os resultados ser publicados e comunicados aos vencedores até dia 6 de Junho.
DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Serão admitidos a concurso os trabalhos que respeitem o presente regulamento.
2. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos por deliberação do júri do concurso.
3. Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados a: Clube de Ética.
Coordenador do Clube de Ética
Eugénio Oliveira
terça-feira, 5 de maio de 2009
DEBATE SOBRE EUTANÁSIA
O LIVRO DO MÊS

Sendo um dos livros mais vendidos em Espanha e mais lidos pelos jovens, também em portugal o Livro que apresentamos é uma referência para os adolescentes.
Editora: Dom Quixote
Tema: Ensaio
Sinopse
Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, pro-funda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentar-mos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha e a responsabilidade. É um livro que desperta a consciência para a vida. É um livro que nos leva a ouvir uma conversa intima de um pai com o seu filho. É o saber que ele, o pai, não estará sempre lá e que certo dia o filho terá que aprender a voar, a arriscar e a errar sozinho. "Faz o que quiseres com o teu próprio individualismo" diz o pai, "tens na mão a tua vida, vive... vive na arte de bem viver" aconselha ele.
A FELICIDADE

O autor francês Gilles Ripovetsky diz que “na sociedade do hiperconsumo a felicidade é paradoxal”. Para falar sobre esse tema, ele escreveu o livro A felicidade paradoxal – ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. No Brasil, a obra é de publicação da Companhia das Letras.Gilles argumenta que a civilização atual é a do desejo. Tem-se como slogan “Compro, logo existo”. Ele se fundamenta em uma pesquisa na qual se constatou que a maioria dos franceses diz que o consumo traz felicidade.
Há um imediatismo, porém também há críticas, pois “na sociedade do hiperconsumo a felicidade é paradoxal”. Uma das conseqüências do hedonismo seria o indivíduo se ver como único responsável pelo seu êxito ou pelo seu fracasso. Ele sente-se desamaparado.O autor - Gilles nasceu em 1944, é filósofo, pesquisador e professor da Universidade de Grenoble, na França.
Dinamarqueses são os mais felizes do Mundo
A Dinamarca é o país com os habitantes mais felizes o mundo, de acordo com um cientista britânico que desenhou o primeiro mapa-mundo da felicidade. A Adrian Whithe, da Universidade de Leicester chegou a esta conclusão Depois de analisar as respostas de mais de 80 mil pessoas de todo o Mundo.
A Dinamarca é definitivamente o país mais feliz, seguido de perto pela Suíça e pela Áustria. No pólo oposto estão o Zimbabué e o Burundi. segundo o mapa, Portugal está «na média»
O nível de felicidade de cada país é influenciado sobretudo pelos seus níveis de saúde. A prosperidade e a Educação são os segundos e terceiros factores determinantes.
Segundo Adrian White, psicólogo especializado em análise social, «quando se pergunta a alguém se está feliz com a vida que tem, as pessoas de países com um bom sistema de saúde, um maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita, e acesso a educação têm maior tendência a responder afirmativamente».
O especialista reconhece que o sistema de medição da felicidade não é perfeito, mas considera que é o melhor ao dispor. White adianta ainda que estes parâmetros são úteis para verificar alterações nos níveis de felicidade, e quais os factores que lhes estão associados, como os efeitos da guerra, da fome ou o sucesso nacional, que podem afectar a felicidade da população.
ÉTICA E POLÍTICA
AFORISMAS SOBRE ÉTICA
"As boas acções elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras." Jean-Paul Sartre
"O dinheiro não tem ideias." Jean-Paul Sartre
"Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem." Descartes
"O verdadeiro conhecimento vem de dentro." Sócrates
“ Não há ordem sem justiça.” Camus
“ A verdade é o acto de liberdade” Kierkegaard
"Elege para teu amigo o homem mais virtuoso que conheces." Pitágoras
"A felicidade é a compreensão lógica do mundo e da vida." Bento de Espinosa
"Cinco coisas constituem a virtude perfeita: sobriedade, magnanimidade, honestidade, sinceridade e bondade. " Confúcio
"O silêncio é um amigo que nunca trai. " Confúcio
CLUBE DE ÉTICA ELABORA INQUÉRITO SOBRE A QUESTÃO DA FELICIDADE
RESULTADOS... (Brevemente Publicados)