segunda-feira, 11 de maio de 2009

DILEMAS ÉTICOS

Apresentam-se de seguida 3 dilemas para reflexão e toda a comunidade educativa comentar aqui no blog.

Diga como resolveria as seguintes situações:

1. Suponha que está a trabalhar numa mina com dois ramais. Ao fundo do seu ramal estão cinco mineiros a trabalhar. No ramal que parte para o lado está um mineiro solitário. Subitamente um vagão vem descontrolado e você apercebe-se que à velocidade que ele vem ele irá embater e matar os cinco mineiros. Mas há tempo para uma acção: você pode mudar a cavilha e desviá-lo para o ramal onde só está um mineiro. O que decide você? Porquê?

2. Suponha agora que não existe qualquer cavilha, mas está um colega junto de si. Ele vê vir o vagão desgovernado. Uma alternativa será lançar o seu colega para a linha travando assim o vagão, mas matando o seu colega. Salvará no entanto os cinco mineiros do fundo do ramal. Isto é aceitável? Você faria isto?

3. Suponha ainda que está sozinho e não existe qualquer cavilha. A única opção é lançar-se você para a frente do vagão para poupar cinco pessoas, à custa da sua própria vida. Você tomaria este passo? Seria legítimo? Porquê?

Os primeiros dois dilemas éticos são propostos por James Taylor em Gary Hardcastle e George Reisch, A Filosofia Segundo os Monthy Phyton, Estrela Polar, 2008, pp. 218-219.

1 comentário:

Plínio Fernando R. Eng disse...

Muito boas estas questoes. Vou levar para o meu grupo da JCI para debatermos.